sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Primeiro dia de um novo ano

Começa o ano, um novo ano, cheio de oportunidade de errar e acertar. Começa o ano e eu sem perspectiva nenhuma, pela primeira vez. Cansei de tanto sonho, tanto plano; deixa rolar. Começa o ano e eu indo para longe da familia, em busca de mim; tem opçao? Começa o ano e o pai esta doente e o peso dessa dor doi mais do que falta de perspectiva o resto da vida. Começa o ano e o mundo esta ensopado em violencia e desamor; nao tem como sair disso. Mas nasceu um primeiro bebe, alguem vestiu calcinha vermelha e meio mundo cumpriu mil rituais tolos; o importante é acreditar. Começa o ano ai, nessa curva inventada em que voce sabe que para tras ja só se pode olhar. Começa o ano aqui mas na China nao; para nossa menina de quatro anos ainda é Natal; para meu gato o ano começa todo dia, desconfio. Começa o ano e eu invento que sou brasileira porque brasileiro sente tanto tudo que da nó; eu quero ver se consigo sentir que começa um novo ano. Começa o ano em que ja entramos bem avisados que o planeta esta doente; tambem começa o ano sem Henning Mankell. Começa o ano para o mais rico na revista Forbes mas tambem para o funcionario atormentado que nem sabe se vem para a rua em Janeiro. Começa o ano no Jardim de S. Lazaro onde antigamente os velhinhos se sentavam a matar o tempo, ali um dia tarda um ano inteiro. Começa o ultimo ano de vida para muita gente, feito bala no peito e ninguem conhece a lista onde nosso nome pode constar.
(...)
Ca em casa fizemos a passagem cheios de amor e com muito namoro. Hoje saimos para ficar num restaurante de pescadores, fomos servidos como reis, num dia de ceu azul e sol incriveis. Ficar com eles, assim na paz; tudo esta bem para mim. 2015 nao foi um ano facil: muitos acontecimentos e lutas, decisoes importantes. Mas chegamos juntos ao novo ano, com algumas coisas novas na linha do horizonte e sempre com a sensacao de que a vida, ainda assim, tem sido muito generosa connosco. Eu sinto paz, sinto calma, sinto vontade de partir e retomar estudos e comecar a procurar um trabalho. Ninguem disse que vai ser facil, vai ser muito dificil, sobretudo ficar longe deles. Mas sabemos que os caminhos sao assim mesmo, e ja aprendemos que nada desfaz os laços do Amor. Para nós nao ha longe nem distancia.
Feliz ano para todos, que vossos desejos que nao atentam contra os outros - so esses - se cumpram.

2 comentários: